Apresentação
O Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) é um Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade do Estado da Bahia, vinculado ao Departamento de Educação – DEDC – Campus I. A estrutura, os objetivos e as finalidades do Gestec orientam-se pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de Dezembro de 2009 e Edital nº 005 de 30 de abril de 2010 do Ministério da Educação que dispõem sobre o mestrado profissional no âmbito do sistema nacional de pós-graduação no Brasil. O Gestec foi aprovado pela Resolução CONSU/Uneb nº 772/2010 e recomendado pela CAPES por meio do ofício nº 039-11/2010/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.
O Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec) visa a produção de conhecimentos, a atualização permanente dos avanços da ciência e das tecnologias, a capacitação e o aperfeiçoamento de profissionais na área da gestão educacional e processos tecnológicos, bem como o desenvolvimento da pesquisa aplicada e a inovação tecnológica no campo da educação.
O Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) se orienta a partir dos seguintes objetivos :
- I) Contribuir para a elevação da competência acadêmica, científica e profissional na área de educação daqueles que atuam nas universidades, nas redes de ensino, no setor público e privado, nas organizações não-governamentais e outras modalidades organizacionais da sociedade civil;
- II) Capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora, visando atender demandas sociais, organizacionais e profissionais;
- III) Produzir conhecimento junto a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;
- IV) Promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas, privadas e não governamentais por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados;
- V) Contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas e organizações públicas, privadas e não governamentais.
- VI) Capacitar profissionais para intervir na realidade educacional nas diversas regiões do estado da Bahia, em especial, e em outras regiões marcadas pela pobreza, pela desigualdade social e pelos desequilíbrios regionais, visando a preservação dos recursos naturais, do patrimônio cultural e do desenvolvimento humano, com o concurso da cultura, da ciência e da tecnologia, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
- VII) Ampliar e consolidar intercâmbios e parcerias institucionais visando a cooperação acadêmica e técnica para o avanço do conhecimento cientifico e técnico, considerada a Área de Concentração em Educação.
Cada Área de Concentração se constitui a partir de linhas de pesquisa, núcleos de estudos e produção, grupos de pesquisas, grupos de produção tecnológica e similares conforme descrito abaixo:
- a) Área de Concentração 1 – Gestão da Educação e Redes Sociais: Análise e aplicação de medidas de gestão, voltadas para o desenvolvimento de políticas, planos, programas, projetos e avaliação educacional. Visa atender a formação de profissionais que atuam na educação básica e na educação superior em especial gestores, tendo em vista projetos e produtos para intervenção nos processos educacionais, a exemplo do desenvolvimento de aplicativos, materiais didáticos e instrucionais, estudos de caso, planos e programas.
- b) Área de Concentração 2 – Processos Tecnológicos e Redes Sociais: Desenvolvimento da tecnociência e relações com os contextos sociais de formação e produção, bem como processos tecnológicos alternativos, caracterizados pela intervenção, transformação e criatividade através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, tais como: geoprocessamento; difusão social do conhecimento; políticas de formação profissional para o uso de tecnologias; games e educação. Visa atender a formação de profissionais que atuam nos diversos níveis de ensino para o desenvolvimento de performances produtivas e pragmáticas de intervenção e de aplicação em contextos sociais, a exemplo de artefatos; protótipos; modelos funcionais; softwares e hardwares; planejamentos estratégicos; modelagens; entre outros produtos dessa natureza.
Qual é a diferença entre o Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional?
